190 ANOS DOS LANÇEIROS NEGROS: UM NORTE PARA EMANCIPAÇÃO NEGRA NO BRASIL
- Marcha Consciência Negra
- 14 de out.
- 2 min de leitura
As pessoas perguntam sobre a história dos lanceiros Negros, e digo que foi e é uma, importante, luta ocorrida no Rio Grande do Sul e denominada como a Revolução da Farroupilha, era o século XIX, entre os anos de 1801 e 1845 no Rio Grande do Sul, a união dos farrapos com os Lanceiros Negros em troca de liberdade.
“Liberdade! Liberdade! abre as
asas sobre nós. Que a voz da liberdade
seja sempre a nossa voz”
Os negros que participavam ou integravam o exército farrapo durante a GUERRA DOS FARRAPOS (1835-1845), a participação dos lanceiros fora fundamental em diversas batalhas, onde a sua bravura foi decisiva em momentos importantes do confronto.
Traição e Massacre:
Após o fim da guerra, a promessa de liberdade não foi cumprida. A história dos Lanceiros Negros também está ligada ao Massacre de Porongos, um evento trágico em que muitos deles foram mortos, apesar de terem lutado pela causa republicana.
Relevância e Reconhecimento:
Atualmente, o estudo dos Lanceiros Negros ganhou maior relevância nas discussões sobre o movimento negro e em busca de reparações. Em 2024, foi anunciado que seus nomes seriam inscritos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, um documento que preserva os nomes de personalidades que marcaram a história do Brasil.
Quem foi o traidor da Guerra dos Farrapos?
David Canabarro, o traidor, com o intuito de por fim ao conflito, ordenou na madrugada de 14 de novembro desarmar os escravos argumentando que poderia haver uma rebelião.
Quem foi o líder dos Lanceiros Negros?
Os Lanceiros Negros, um corpo militar formado por negros durante a Revolução Farroupilha, tiveram como primeiro comandante o Tenente-Coronel Joaquim Pedro Soares, e posteriormente o Major Joaquim Teixeira Nunes. Teixeira Nunes, também conhecido como o "Gavião", foi um militar e revolucionário brasileiro que desempenhou um papel crucial na revolta.
Comandantes Notáveis:
Foi o comandante inicial dos Lanceiros Negros, atuando também como assessor militar e organizador de tropas em batalhas como a do Seival.
Conhecido como "Gavião", foi o chefe do corpo de Lanceiros Negros após o comando inicial de Soares, sendo uma figura proeminente na guerra. SEMINÁRIO EM HOMENAGEM AOS 190 ANOS DOS LANCEIROS NEGROS
No dia 16 de agosto o grupo Organizativo da MARCHA DA CONSCIÊNCIA NEGRA ZUMBI E DANDARA DE SÃO PAULO realizou um SEMINÁRIO EM HOMENAGEM AOS 190 ANOS DOS LANCEIROS NEGROS – um resgate reflexivo para a militância política, o e evento ocorreu no Sindicato dos Bancários, da Rua São Bento no centro da cidade. O evento contou com diversas entidades que representam o MOVIMENTO NEGRO em São Paulo, e a participação dos representantes de vários gabinetes.
Nossas lanças acordam nossas
mãos, entrelaçadas ecoam vozes de resistência, e em marcha acordemos segurando as
LANÇAS DOS LANCEIROS NEGROS DA FARROUPILHA.
Autor: Prof. Dr. Ailton Santos, Doutor em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - USP, Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP. Graduado em Ciências Sociais pela PUC/SP, militante do movimento negro desde a década de 90, faz parte da CONEN, Fala Negão Fala mulher, Frente Periférica por Direitos e do Fórum Permanente de Direitos Humanos da Cidade de São Paulo.
.png)


Comentários